O que fazer se estiver com problemas...

Se você está lendo esta página, isto significa que nós identificamos que sua máquina vai ter problemas no Dia Mundial IPv6. Qualquer site que utilize dupla pilha (ou seja, IPv4 e IPv6), vai ser inacessível para você.

Para resolver isto, você vai precisar identificar seu endereço IPv6 (se você tiver um) e sua rota padrão IPv6 (se você tiver uma). Isto vai ajudar a identificar quais seções você deve ler.

Se você achar que seu problema em particular não está bem representado ou você tem sugestões adicionais, por favor nos dê um feedback utilizando o formulário (ou contate jfesler@test-ipv6.com).

Show instructions for: [All] [Windows] [Mac OS X] [iPhone/iPad] [Linux]

Tenha certeza que você está atualmente

Show instructions for: [All] [Windows] [Mac OS X] [iPhone/iPad] [Linux]

Muitos fabricantes de hardware e sistemas operacionais estão fazendo atualizações para melhorar a transição ao IPv6. Existem algumas 'pegadinhas' que estão sendo verificadas por soluções alternativas por estes fornecedores.

Você pode fazer a sua parte para certificar-se que está com a última versão:


Buscando seu endereço IP

Show instructions for: [All] [Windows] [Mac OS X] [iPhone/iPad] [Linux]

Identifique seu endereço IPv6 e o roteador padrão (caso você possua um).

Descobrir seu endereço IPv6 e rota padrão pode ser um desafio se você não estiver bem familiarizado com as configurações de rede do seu sistema operacional. Instruções para seu sistema operacional estão abaixo.

Quando estiver procurando seu endereço IPv6, ignore qualquer endereço fe80:. Todo mundo tem este endereço se o sistema operacional suporta IPv6 e isto é indiferente caso seu Provedor de Serviços suporte IPv6 ou não. Estes endereços são "link-local", utilizado apenas para comunicar com outros hosts na mesma rede física que você.

Usuários do OS X: Para descobrir seu endereço IP utilizando a interface gráfica:

Usuários OS X: Para descobrir seu endereço IP utilizando a linha de comando:

Usuários iPhone e iPad: Nenhuma informação é mostrada nas preferências ou configurações de rede da Apple. Os aplicativos "IT Tools" e "ip6config" mostram dados de endereços IPv6, porém os dois têm custo.

Usuários Linux: Para descobrir seu endereço IPv6, abra um terminal e...

Usuários Linux: Para descobrir sua rota IPv6, use:

Instruções genéricas para usuários de Unix descobrirem seu endereço IPv6 e rota padrão:

Usuários Windows: Para descobrir seu endereço IP utilizando o cmd.exe:

Usuários de interface gráfica do Windows 7:

Outros Sistemas Operacionais baseados no Windows: Envie instruções detalhadas para jfesler@test-ipv6.com e eu adicionarei ao site.


Se você configurou um agente de túneis

Se você configurou um agente de túnel: A razão mais comum que causam problemas aos usuários de túnel são:


Se você configurou 6to4

(Endereço IPv6: começa com 2002)

Se você utiliza 6to4 (sem um agente de túnel, ou seja, utilizando 6to4 anônimo):

A utilização de túnel 6to4 "automático", ou o uso de 6to4 sem configuração explícita de gateways não é recomendada. Para mais informações veja 6to4.

Se você quer continuar tentando encontrar o problema no 6to4 anônimo:


Se você tem um ULA (endereço único local)

(Endereço IPv6: começa com FC ou FD)

ULA or Unique-Local-Unicast: Se você tem um endereço IP começando com FC ou FD, o que você tem efetivamente é um endereço IPv6 privado. Pode ser útil para conversar com outros dispositivos dentro da sua casa ou empresa. Também pode permitir que você tenha um endereço IPv6 constante na rede local, mesmo que seu endereço IPv6 público mude regularmente.

O maior problema com ULA é que alguns roteadores domésticos estão oferecendo ULA, *e* distribuindo uma rota padrão. Esta rota é oferecida independente se seu roteador tem ou não conectividade IPv6. Do ponto de vista do seu navegador, ele não sabe que sua rota padrão não leva a lugar nenhum pois não há nenhum mecanismo de feedback. Já que o IPv6 é (grosseiramente falando) preferido em relação ao IPv4, seu navegador vai tentar utilizar esta rota "defeituosa". Pode levar alguns minutos até que ele desista e utilize o IPv4.

Nosso conelho: Ative ULA somente se seu roteador tiver conectividade IPv6 em tempo integral. Desative ULA, caso ele não possua. Se você desabilitar no seu roteador, você possivelmente precisará reiniciá-lo e em seguida reiniciar seu computador, antes que os sintomas desapareçam.


Endereço IPv6 mal-formado ou inapropriado

(Endereço IPv6: veja tabela abaixo)

Endereços IPv6 mal-formados ou inapropriados (Bogons): Se seu endereço IPv6 começa com algum destes, seu roteador precisa ser atualizado.

fcxx: or fdxx:

AVM FritzBox - desabilitar ULA.

Outros roteadores: Atualize o firmware. Se não funcionar, procure a opção "ULA" ou "Endereçamento Local Único" e desabilite.

Se isto não funcionar, desabilite o IPv6 completamente no roteador.

2002:0Axx: ou 2002:Axx:
2002:AC1x:
2002:C0A8:
2002:644x:
2002:645x:
2002:646x:
2002:647x:

Este roteador está utilizando 6to4, mas usando um endereço IPv4 privado. Isto não vai funcionar nunca.

Roteadores Apple: Atualize para o último firmware pois isto já foi corrigido.

Outros roteadores: Atualize o firmware. Se não funcionar, procure a opção 6to4 e desabilite. Desabilite também qualquer forma de túnel IPv6 automático.

Se isto não funcionar, desabilite o IPv6 completamente no roteador.

2001:db8:

Este roteador está usando o prefixo "Documentação", que não é roteável na internet IPv6.

Cisco E2000, E3000, E4200: Atualize para o último firmware disponível.

Outros roteadores: Tente atualizar o firmware para resolver o problema.

Se isto não funcionar, desabilite o IPv6 completamente no roteador.

2005:123:456:789:

WRVS4400N routers: Desabilite o IPv6.

Outros roteadores: Tente atualizar o firmware para resolver o problema.

Se isto não funcionar, desabilite o IPv6 completamente no roteador.


Se você tem um endereço IPv6 inesperado

(Endereço IPv6: que não começa com fe80)

Endereço IPv6 inesperado?

Todos os sistemas operacionais modernos tem IPv6 habilitado. Este recurso está desativado até que alguém explicitamente configure o IPv6 ou um dispositivo na rede local ofereça. Máquinas com IPv6 autoconfigurado aprendem seus endereços IPv6 e seu gateway através do uso de Anúncios de roteadores IPv6 (RAs). A rede que você está conectado pode oferecer IPv6 intencionalmente: você vai utilizar automaticamente quando seu computador ver IPv6 na rede.

Onde isso pode dar errado: Algumas pessoas ligam seu roteador na rede (cabeada ou sem fio) e oferecem serviços IPv6 pra todo mundo. Exemplos clássicos disso são pessoas que ligam versões antigas de um roteador Apple (com 6to4 automático). Outro exemplo é alguém que tem Compartilhamento de Conexão à Internet do Windows habilitada. Nos dois casos, existe uma chance que eles ofereçam seus serviços e virem seu roteador IPv6, sem nenhuma notificação pra você.

Se estes roteadores IPv6 não funcionam, você não vai conseguir conectar com nenhum site que ofereça serviços tanto em IPv4 quanto IPv6. Mesmo que funcione, se o roteador em questão for desligado (o dono junta suas coisas e vai embora do hotel/conferência), sua máquina não recebe nenhum aviso, e pode demorar horas até perceber o problema.

Isto é semelhante a alguém acidentalmente (ou intencionalmente) estar executando um servidor DHCP mal intencionado.

Se você não é o administrador da rede e não tem acesso para corrigir o problema, considere desabilitar o IPv6, pelo menos na sua localização atual. Outra opção pode ser tentar reiniciar sua interface de rede (limpando o endereço IP), caso a fonte do problema já tenha deixado a rede.

Se você é o administrador da rede: Você pode usar informações de rota padrão para identificar o endereço ethernet e em seguida procurar o dono deste endereço. Alguns fabricantes têm funcionalidades que vão suprimir os RA (anúncio de roteador) não autorizados, veja se você pode habilitar estas funções. Medidas mais reativas envolvem encontrar (pelo endereço ethernet) o dono do dispositivo ou possivelmente criar RAs falsos para indicar que este roteador está saindo da rede.


Se tudo mais falhar

Show instructions for: [All] [Windows] [Mac OS X] [iPhone/iPad] [Linux]

(Instruções para desabilitar ou diminuir a prioridade do IPv6)

Desabilitando ou diminuindo a prioridade do seu endereço IPv6

Para desabilitar totalmente o IPv6, até que seu Provedor de Serviços o ofereça: veja o site da Microsoft "FixIt" que dá instruções bem claras. Nós recomendamos o "uso do IPv4 ao invés do IPv6 em políticas de prefixo", ao invés de desabilitar completamente o IPv6. Funcionalidades específicas do Windows dependem do IPv6 estar habilitado.

Para desabilitar completamente o IPv6 (Windows 7, Vista. XP pode ser semelhante):

Para desabilitar o IPv6 no Windows XP:

Outros Sistemas Operacionais baseados no Windows: Envie instruções detalhadas para jfesler@test-ipv6.com e eu adicionarei ao site.

Usuários OS X

Antes de desabilitar o IPV6, por favor tenha certeza que você está utilizando a última versão disponível do seu sistema operacional. Em particular, OS X 10.6.7 tem vários problemas conhecidos com soluções alternativas. Isto pode resolver seus problemas sem ter que desabilitar completamente o IPv6.

Usuários iPhone e iPad

IPv6 não é configurável no iPhone ou iPad. Sua única opção é mudar para outra rede.

Usuários Linux:

Instruções genéricas para Unix, para remover temporariamente o seu endereço IPv6.


Veja também

Outros recursos que podem ajudar


Copyright (C) 2010, 2022 Jason Fesler. Todos os direitos reservados. Version 1.1.979 (f09dc22)
Espelhos | Fonte | E-mail -   - Atribuições | pt_BR 98.10%
Este site é um espelho do test-ipv6.com. O que está aqui pode ou não pode estar de acordo com o seu mantenedor.